sábado, 23 de abril de 2011

Diferença entre ativismo de imprensa hipócrita e ativismo de imprensa DE VERDADE

(Lembrando que imprensa vale tudo que for Mainstream: jornais, filmes, documentários, cinema em geral, televisão em geral)

Made in America

Por que esse vídeo é tão necessário hoje em dia?
Recentemente há uma onda bem grande de glorificação gangsta entre a juventude e não é sem propósito: a vida feita facilmente com seus companheiros, carros, mulheres e muita droga é algo bem sedutor pra qualquer adolescente que tem contato com o mundo real; e justamente esse filme é tão necessário para ser mostrado. Não é uma questão de parar de usar bonés ou roupas largas, mas justamente parar de glorificar o crime, parar de ser tentado pelas massas e começar a criar cabeça pras coisas.

Quer dizer, gangsta não é sinônimo de criminoso. É sinônimo de ser real, de ser das ruas, e esse filme não quer exterminar com essa subcultura. O que esse filme quer formar, é a cabeça dessas pessoas, que podem ser o futuro Tupac Shakur. É parar de seguir a massa que usa esse tipo de roupa sem saber o que é. Parar de gravar vídeos no youtube levantando arminhas do papai falando que são fodas e começar a respeitar coisas reais. Parar de jogar papel higiênico na privada ou mijar fora e pagar de bonzão. Se quer ser gangsta, seja de verdade. Seja real.

This is England
Por que esse filme teria retratado perfeitamente a geração dos anos 80?
Esqueça os headbangers, esqueça os glammers, esqueça o Disco. Estamos falando de coisa real aqui! Punks, imigração, Nacionalismo, ativismo, skinheads. Bem, além de tirar qualquer esteriótipo sobre os skinheads, esse filme demonstra as falhas do Nacionalismo, as falhas do idealismo extremo e a política nas cenas das subculturas. Bem, não precisaria falar nada disso pra ninguém aqui, até porque isso já foi...

Sons of Anarchy
Esse seriado retrata muito bem a vida de um motociclista participante de um Moto-Clube 1%. Como poucos sabem, 1% não significa um MC criminoso ou algo do tipo, significa ser motociclista mais sério, 24 horas por dia, beber, andar de moto, ser livre, transar, festejar de verdade! Esse seriado retrata muito bem essa vida que se leva: praticamente despreocupados com a política local, policiamento corrupto, mulheres, casamentos e etc. Não chega a ser algo muito influente hoje em dia, mas é bem legal de se ver.

The bikers are the only real gangs left.
Would you rather our city's be full of these Ms-13 child rapists? Or the Crypts?
These boys have more honor than any of these 2 bit trash gangs.



Easy Rider
Já esse filme aqui, provavelmente pra pessoas que não gostam de moto vai ser um lixo. Mas é algo bem interessante, se pensarmos subjetivamente. Demonstra a América como ela era nos anos 60. Os sulistas conservadores, hippies liberalistas, burgueses sem auto-perspectiva e principalmente a juventude perseguindo a liberdade como nunca. Se livrando dos grilhões da sociedade yankee e vivendo por sua conta própria. Fora que, esse filme aqui que mobilizou a subcultura do seriado aí de cima.
"This used to be a hell of a good country. I don't know what's going on right now..."

"They're not scared of you. They're scared of what you represent."
-All we represent is somebody that needs haircut.
"No. You represent something bigger. You represent freedom."
-What's wrong with freedom?
"You can't control it."


Quadrophenia
Ok, esqueça The Wall (o filme do pink floyd). Estamos falando de um filme DE VERDADE produzido por uma banda DE VERDADE (não que pink floyd não seja, mas the who foi definitivamente mais revolucionário). Esse talvez seja um filme bem adolescente, que talvez todo mundo já tenha passado. Demonstra a variedade do humor do jovem, a cobiça pela liberdade, a confusão mental, a paranóia e as dificuldades em que este passa. Não é um filmezinho sobre adolescentes. É O filme sobre adolescentes, e adolescentes de verdade, não aqueles acefalados que não vivem no mundo real.

Bem, essa é a minha seleção de filmes que mais representam a sociedade subcultural pra mim. Lembrando que estes mesmos fizeram parte da minha etnografia, e são muitíssimo importantes pra minha vida. Ah sim, se quiser saber o filme que melhor me representa, assista esse:

http://www.youtube.com/watch?v=etfaqTx0bjg
(não só pela música, mas pela própria profissão do cara)

Devo agradecer também a todos que assistiram todos os vídeos principalmente pelo seu saco e tédio que o fizeram assistí-los. Eu por exemplo não teria paciência pra assistir... Inté

Nenhum comentário:

Postar um comentário